Defeso Cultural recebe Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2012/2013

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), através da Superintendência de Artes, entregou na semana que passou o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2012/2013. O prêmio, que está em sua 3ª edição, teve duas novidades: a entrega da premiação foi numa Mostra Cultural, que aconteceu em três dias na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e, pela primeira vez, aconteceu votação popular, via internet. 

O Movimento Defeso Cultural foi condecorado através do júri da SEC no primeiro dia da Mostra, 9 de maio. Luís Perequê idealizou este movimento como forma de reflexão sobre a preservação da cultura local frente ao impacto de um turismo maciço e ininterrupto, expôs uma ideia que se assemelha ao do defeso marítimo, período de suspensão da pesca artesanal de determinadas espécies marinhas nos seus períodos de reprodução. 

Este movimento nasceu em Paraty, mas já encontra ressonância e colaboradores em várias cidades do país. Gilberto Gil é um de seus apoiadores, tendo comentado as ideias do Defeso numa mesa sobre o tema na FLIP de 2013. 

A partir deste Movimento Luís Perequê idealizou uma ação chamada Caravana Paraty, com intuito de divulgar a cultura local através de seus principais produtos tradicionais e contemporâneos nas mais variadas áreas artísticas. A primeira Caravana Paraty foi realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro em agosto de 2013. A segunda aconteceu no Centro Cultural São Paulo em fevereiro de 2014.


Um viva ao Defeso Cultural, 
Um viva aos artistas, agentes, produtores e tantos outros que trabalham por uma cultura viva!




Conheça mais sobre o Movimento Defeso Cultural e suas ações.



Comentários