De 13 a 15 de agosto, Paraty sedia o IV Encontro Fluminense do Patrimônio com o tema “Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções”. Luís Perequê estará na mesa de abertura. Confira! 

A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), inaugurada em 2011, entra em sua quarta edição e neste ano será realizada no período de 12 a 24 de agosto com eventos em todo o estado do Rio de Janeiro. Ela acontece anualmente por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural comemorado em 17 de agosto e Paraty foi escolhida para sediar o IV EPF 2014, por receber inúmeros eventos que interferem no modo de vida da população, e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções. O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP e acontece de maneira itinerante no território fluminense como um espaço público de interlocução, destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população. Em Paraty, o tema da discussão é a preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.
A IV Semana Fluminense do Patrimônio (IV SFP) além da abertura oficial no dia 12 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro e do IV Encontro do Patrimônio Fluminense em Paraty, que acontecerá de 13 a 15 de agosto na Casa da Cultura, promove, ainda, diversas atividades. Dia 13 de agosto, na abertura do IV Encontro do Patrimônio Fluminense em Paraty, apresentação do grupo de cirandeiros “Os Caiçaras” que surgiu em 1993, em uma brincadeira entre irmãos e amigos na Festa do Divino. Formam os “Os Caiçaras” o Sr. Julinho no cavaco, Amélio no pandeiro, Zé Malvão na viola, Maneco no pandeiro, Adail no cavaco, Leônidas no violão, Fred na viola, Vicente no violão, Bené no violão, Edílson na timba. O grupo contará com o apoio dos tradicionais Bonecões de Paraty, arte de escultura em papel machê onde os mestres constroem bonecões para diversão dos moradores e turistas que frequentam as festas da cidade.
No dia 14 de agosto, na Casa da Cultura acontece a apresentação do espetáculo “Um passeio na História”, da Cia. Imperial de Paraty. O espetáculo é um tour teatral escrito por Diuner Mello, que transmite de forma lúdica a História de Paraty com personagens que viveram na cidade nos séculos 17, 18 e19. No sobrado do IPHAN e no Centro Cultural SESC Paraty, inicia a Mostra de filmes Memória em Movimento. A mostra apresenta filmes de curta, média e longa metragem sobre a memória e o patrimônio cultural brasileiro, com destaque para o patrimônio material e imaterial fluminense. No Centro Cultural SESC Paraty na quinta-feira, as 10h, exibição dos filmes “Maré: nossa história de amor”, 2007, e a 14h, a animação “Patativa”, de 2001, “O Lobisomem e o Coronel, animação, 2002, “A Batalha do Passinho”, 2013, e no domingo, a partir das 14h, “Fala Tu”, documentário, 2003, “Paralelo 10”, documentário, 2012. No Sobrado do IPHAN, na quinta-feira, os documentários “Tropicália”, de 2012, na sexta-feira, “Rita Cadillac, a Lady do Povo”, de 2007, e no sábado, “Palavra Encantada”, de 2008, serão apresentados iniciando sempre ás 19h30.
No dia 15 de agosto, sexta-feira, a programação cultural vai de contadores de histórias, gastronomia, cinema, projeções á apresentação musical com a presença do Jongo do Quilombo do Campinho no Largo de Santa Rita. "Histórias de “Prego a Leite” é o momento das histórias das comunidades tradicionais contadas por artistas e comunitários que falam das noites a beira mar, dos caiçaras e das conversas das comadres que vivem na zona rural. No Centro Cultural SESC Paraty, as atrizes Fátima Queiroz e Lilia Rosa, da Cia. De Teatro Rosa Carmo Queiroz, a contadora de histórias Claudia Ribeiro, o caiçara Almir Tã e o cirandeiro Seu Amélio, se reúnem para contar a cultura brasileira de tradições antigas. A partir das 13h, uma Feira de Artesanato e Gastronomia será montada para apresentar aos participantes do evento sabores e objetos criados em palha e madeira pelos caiçaras, indígenas e quilombolas da região.
Os vencedores 2014 do concurso cultural Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia, serão anunciados ás 15h30, no anexo do Mercado do Peixe, no cais de Paraty. A partir das 17h30, o espetáculo musical criado especialmente para o evento, o Canto das Três Raças com Laura Maria dos Santos na janela do coro da Igreja Santa Rita, terminará com a apresentação do Jongo do Campinho da Independência. O espetáculo é uma homenagem à música “O Canto das Três Raças”, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, eternizada na voz de Clara Nunes, que será feita pela cantora Laura Maria dos Santos na janela do coro da Igreja de Santa Rita. Considerada um dos mais atraentes cartões postais de Paraty, a Igreja também abriga o Museu de Arte Sacra de Paraty. Durante toda a programação cultural projeções de poemas e fotografias serão projetados nas paredes das casas próximas ao Largo de Santa Rita. Mas a programação em Paraty continua nos dias 18, 19 e 20 de agosto, com oficinas sobre Educação Patrimonial organizadas pelo DPD – INEPAC, para alunos e professores interessados pelo tema, no CEMBRA.

Quem faz?
Organizam a IV SFP 2014 o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ).
Este ano a SFP conta as parcerias do Centro Cultural Justiça Federal; da Casa da Cultura de Paraty e do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai Rio), além do patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro. Em Paraty, o evento conta com os apoios do Centro Cultural SESC Paraty, Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Paraty.
Serviço:
IV Encontro Fluminense do Patrimônio Cultural, de 13 a 15 de agosto – quatro mesas discutirão o tema “Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções” na Casa da Cultura de Paraty, Rua Dona Geralda, 177- Centro Histórico - Telefone - (24) 3371 2325. Inscrições e informações no site oficial do evento: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/
Todos os eventos tem entrada gratuita.


Comentários